Conhece-te a ti mesmo

A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. PROVÉRBIOS 14:8

O grande reformador João Calvino afirma na introdução das Institutas da Religião Cristã que só podemos conhecer a Deus porque Ele se revelou a nós.

Isso está acima de questionamento. Também é uma verdade incontestável que só podemos conhecer a nós mesmos pelas lentes da sabedoria.

O pecado tornou-nos seres ambiguos, contraditórios e paradoxais. Somos seres em conflito.

Em conflito com Deus;

Em conflito com o próximo;

Em conflito com nós mesmos;

E em conflito com a natureza.

Há uma esquizofrenia instalada em nosso peito. O bem que queremos fazer, não o fazemos, mas o mal que não queremos fazer, esse praticamos. O prudente é, portanto, aquele que busca entender o seu próprio caminho à luz da Palavra de Deus, pela iluminação do Espírito Santo.

O tolo, com sua imbecilidade, além de viver enganado acerca de sua identidade e seu destino, ainda faz da vida uma corrida inglória com o própósito de enganar os outros.

O tolo não sabe o que faz. Sua vida é uma miragem. Seu conselhos são perversos. Seus lábios são cheios de engano. Seu caminho desemboca na ruína.

Precisamos orar como o salmista:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. SALMOS 139:23

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixo com vocês um louvor para refletirmos neste dia!

Graça, Paz meus irmãos e que o caráter de Cristo tome conta do nosso ser!

2 pensamentos sobre “Conhece-te a ti mesmo

  1. Eita!!!
    Entrei no seu blog… e me deparo com esse post, Meu Deus!!!

    Esse louvor me envolve de uma maneira única….

    Amei a ministração dela:
    “Aquele que são salvos, são coroados com uma alegria eterna,…que tudo que nós fazemos, que tudo que temos feito, é para honra e glória do nosso Deus.
    Nós cantamos essa canção que fala que nós somos sal da Terra e luz do mundo, porque temos Jesus na nossa vida.
    Seremos usados como flechas nas mãos do nosso Deus para acertar o alvo, para atingir o alvo.
    É isso que Deus quer nesse tempo de cada um de nós, um coração aberto à vontade do Pai; um coração aberto à vontade de Deus; disposto a fazer a obra de Deus.
    Que você possa liberar toda fé que existe dentro de você, que você possa liberar toda força que há dentro de você… todo vigor que existe dentro de você, para que você possa ser usado nessa geração, nesse tempo e ser reconhecido como homem de Deus, como uma mulher de Deus, como alguém que marcou essa geração, que fez parte da história e que vai impactar esse mundo em NOME DE JESUS!!!”

    Eu fico MARAVILHADA!

    Deus nos chama a sermos quebrantados, porque não tem como andarmos firmes se não tivermos libertos por completos.
    Somos seres humanos, cheios de falhas e limitações.
    O SENHOR tem todo poder para nos levantar todos os dias, mas Ele quer ver a nossa atitude, DIARIAMENTE, isso é massa!!!

    Que a gente possa a todo instante TER O FOCO EM DEUS, revestir-se por completo COM A SUA ARMADURA, nos embriagar com a SUA PALAVRA… e aí sim partirmos para batalha com a cara limpa, de peito aberto. Sem nada nos impedir!!!

    “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
    Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
    Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
    Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
    E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
    Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
    Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
    Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.“
    Efésios 6:11-18

    Um abraço bem grandão!!!
    Um cheiro enorme!!!

    Cris

    • Olha minha Amirmã!
      Que massa ler cada comentário seu. Por vezes não sei como responder algo que já tem sido completo e edificante.

      “Deus nos chama a sermos quebrantados, porque não tem como andarmos firmes se não tivermos libertos por completos.
      Somos seres humanos, cheios de falhas e limitações.
      O SENHOR tem todo poder para nos levantar todos os dias, mas Ele quer ver a nossa atitude, DIARIAMENTE, isso é massa!!!

      Que a gente possa a todo instante TER O FOCO EM DEUS, revestir-se por completo COM A SUA ARMADURA, nos embriagar com a SUA PALAVRA… e aí sim partirmos para batalha com a cara limpa, de peito aberto. Sem nada nos impedir!!!”

      Essa parte do comentário me chamou muito a atenção e é sempre bom refletirmos sobre como tem sido nossa caminhada.

      Obrigado por partilhar com o blog seus conhecimentos!
      Graça e paz Cristy!
      Que as bençãos de Deus sejam derramadas sem medida na vida de vocês!

Deixe um comentário