6º Hábito – O namoro pode causar desgosto com o dom de permanecer solteiro dado por Deus

Bom Fim de Tarde Galera!

Nesta segunda-feira, trago a vocês mais um hábito de um namoro altamente defeituoso compartilhado por Joshua Harris. Considero este como um dos mais importantes e espero que traga algo edificante a vocês assim como trouxe a mim.

Deixo vocês com a leitura do hábito de número 5: O namoro pode causar desgosto com o dom de permanecer solteiro dado por Deus.

No aniversário de três anos do meu irmão, ele ganhou uma linda bicicleta azul. A miniatura de bicicleta era novíssima, completa com rodinhas auxiliares, equipamentos de proteção e adesivos. Pensei que ele não poderia desejar uma bicicleta melhor, e mal podia esperar para ver a sua reação.

Mas para o meu desgosto, meu irmão não parecia impressionado com o presente. Quando meu pai tirou a bicicleta da caixa de papelão, meu irmão a observou por um momento, sorriu, e então começou a brincar com a caixa. Demorou alguns dias para que eu e a minha família o convencesse de que a bicicleta era o presente de verdade.

Não consigo evitar de achar que Deus vê a nossa paixão por relacionamentos de curta duração da mesma forma que eu enxergava o amor do meu irmão por uma caixa que não valia nada. Uma sucessão de namoros sem compromisso não é o presente! Deus nos dá o “estar solteiro” – uma época de nossa vida incomparável em termos de oportunidades infinitas de crescimento, aprendizado e serviço – e nós vemos isso como uma chance de nos atolarmos ao tentar achar e manter um namorado ou namorada. Mas nós não encontramos a verdadeira beleza de estar solteiro na busca de romance com a maior variedade de pessoas que quisermos. Nós encontramos a verdadeira beleza em usar a nossa liberdade para servir a Deus com total entrega.

O namoro causa insatisfação pois encoraja o uso indevido desta liberdade. Deus colocou um desejo pelo casamento na maioria dos homens e mulheres. Apesar de não estarmos pecando quando ansiamos pelo casamento, podemos ser culpados de mau uso do privilégio de sermos solteiros. É quando permitimos que um desejo por algo que Deus obviamente ainda não nos deu, roube a nossa habilidade de aproveitar e apreciar o que ele já nos deu.

O namoro contribui ao reforçar esta insatisfação pois dá a duas pessoas solteiras a intimidade suficiente para fazê-los desejarem mais. Ao invés de aproveitarem as qualidades únicas de estar solteiro, o namoro faz com que as pessoas concentrem naquilo que ainda não possuem.

Anúncios

Um pensamento sobre “6º Hábito – O namoro pode causar desgosto com o dom de permanecer solteiro dado por Deus

  1. Há uma série de catástrofes das mais variadas provocadas por esse hábito de apregoar essa verdade monástica xiita em que optamos pela facilidade de banir os relacionamentos ao invés de inculcar nas mentes e nos corações a responsabilidade na hora de gerenciar essas relações. Abolir o namoro é amputar uma fase do processo rumo ao casamento. Resolve problemas de ordem imediada mas desencadeia outros tantos dificílimos de sanar depois de 5, 10 anos de matrimônio. Ao invés de disseminar essa ideia de que o problema da dificuldade relacional se resolve abolindo os relacionamentos pré-conjugais entre um homem e uma mulher, seria interessante começar a apregoar um cristianismo legítimo contra o defraude, promover um acompanhamento pastoral eficiente, e então qualquer relacionamento – entre namorados, entre noivos, entre irmãos, entre pais e filhos – será saudável e produzirá bons frutos. Pra que nós consigamos parar essa corrente de divórcios advindos do total despreparo do casal no que diz respeito ao relacionamento conjugal por causa dessa vida alienada proposta pelas grandes igrejas contemporâneas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s